No presente artigo reunimos três dicas imperdíveis sobre como organizar seu trabalho de modo a ganhar tempo para as demais atividades e aumentar sua produtividade. Prepare seu bloquinho de anotações e pegue uma caneta. Nossas dicas estão sensacionais.
Todo bom profissional deve ter em mente três metas principais para desempenhar seu trabalho com qualidade: respeitar os prazos e metas, produzir conteúdos de qualidade e, por fim, administrar de forma eficiente sua rotina de trabalho. Tanto os profissionais autônomos como os trabalhadores comuns devem ter esses objetivos em mente.
Atualmente, entretanto, as constantes distrações com assuntos que nada têm a ver com o trabalho em si tem sido um grande problema em relação à produtividade. Em tempos de redes sociais não é difícil perder a concentração diante de tantas distrações que estão buscando por nossa atenção o tempo todo e por diversos meios.
É comum ouvir pessoas se queixarem de cansaço e pouca produtividade no trabalho. Se observarmos, entretanto, o tempo despendido por elas com outras atividades durante o horário que deveria trabalhar, nos damos conta de que seu cansaço e baixa produtividade nada têm a ver com dificuldades relacionadas ao trabalho em si, mas com sua dificuldade de concentrar-se nele.
O resultado da procrastinação é uma jornada de trabalho ainda mais extensa, que muitas vezes se arrasta por diversas horas extras a fim de compensar o tempo perdido com distrações. Isso leva, obviamente, ao desenvolvimento de doenças como o stress e a depressão, que por sua vez tornam o trabalho ainda mais difícil.
Pensando na sua saúde e na qualidade do seu trabalho, preparamos algumas dicas sobre como organizar seu tempo e seus pensamentos no sentido de produzir mais e aumentar a qualidade do seu trabalho.
1. Cronograma de Atividades
Algo extremamente necessário é encontrar um método de organização das suas tarefas e distribuí-las em determinados períodos de tempo. Monte cronogramas de atividades com as tarefas da semana subdivididas em tarefas diárias e organize-as, por fim, determinando quando será feita determinada tarefa e quanto tempo você dispõe para executá-la.
As informações podem ser organizadas em quadros, planilhas, listas ou programas e aplicativos que podem ser usados para ajudar a controlar seu tempo no trabalho. Seja qual for sua maneira de organizar seu tempo, encontre-a e coloque-a em prática o quanto antes.
2. Horário de Descanso
Tão importante quanto planejar suas horas de trabalho é reservar um espaço para momentos de descanso. Isso vale tanto para as pausas entre uma atividade e outra ao longo do dia quanto reservar um determinado dia para tirar uma folga.
Forçar a rotina de trabalho sem organização não apenas se mostra ineficaz no sentido da produtividade, como também é extremamente danoso à saúde física e mental do indivíduo. Uma rotina estressante conduz as pessoas a completa exaustão sem surtir qualquer efeito positivo.
Ao longo de um dia de trabalho você deve ter planejadas quais as atividades que devem ser priorizadas, quanto tempo planeja usar para executá-las. Esse tipo de organização vai permitir que você trabalhe com mais calma e com clareza das atividades a serem realizadas.
Entre uma atividade e outra planeje uma pausa de dez minutos para descansar corpo e mente. Determine um horário de trabalho e transforme-o em sua rotina. Isso vai ajudar seu organismo a se acostumar com os horários em que você precisa que ele trabalhe com mais intensidade. Dessa forma você evita a exaustão física e mental.
3. Cuidado com as distrações
O grande vilão da baixa produtividade é o tempo que perdemos com as distrações paralelas ao trabalho. Uma vez dispersa, a mente vai precisar de algum tempo para retomar a atividade que estava sendo executada, de modo que parar no meio de sua atividade para checar as mensagens nas redes sociais vai interferir e muito no seu nível de produção.
Não obstante, existem contratempos na vida que são inadiáveis, como a perda de alguém próximo ou casos de doença em família. Convém para o profissional estar sempre preparado para esse tipo de ocasião, já que as mesmas são imprevisíveis.
Para tanto, muitas vezes o profissional terá de rever o cronograma anteriormente estabelecido e necessitará de algum tempo reservado para contratempos com intuito de poder adaptar-se a situações de emergência sem prejudicar seu trabalho ou atrasar os projetos dos seus clientes.
Conclusão
Organizar o trabalho para ganhar tempo é uma tarefa fundamental para todo trabalhador na atualidade. Com o grande aumento do número de informações que recebemos diariamente, assim como da velocidade com que elas chegam até nós, fez-se necessária a criação de novas estratégias de administração do tempo de trabalho.
O que achou das nossas dicas sobre como organizar seu trabalho para melhorar seu tempo? Deixe seu comentário. Curta e compartilhe à vontade nosso conteúdo. Para saber mais sobre como administrar seu tempo de trabalho e outras dicas sobre desenvolvimento pessoal, acesse outros artigos aqui no blog e acompanhe nossas postagens.
0 Comentários