Enfrentar uma entrevista de emprego nunca é uma tarefa fácil, ainda mais em uma época de crise financeira em que o desemprego volta a assustar a população brasileira e as poucas vagas disponíveis no mercado estão ainda mais disputadas.

Algumas dicas, entretanto, podem ajudar você a se preparar melhor para esse momento de batalha e fornecer as armas necessárias para que você obtenha sucesso. Por isso pesquisamos algumas das principais dicas de especialistas para ajudar você a conquistar o emprego que deseja.

1. Apresente-se de forma apropriada

Considerando que você já foi chamado para a entrevista, seu currículo pareceu interessante ao recrutador por algum motivo. Antes de ir à entrevista procure revisar seu currículo e estar ciente de absolutamente tudo o que está escrito no documento para não ser surpreendido por perguntas. Não saber responder questões sobre seu próprio currículo não é um bom começo, por isso estude o currículo que a empresa selecionou.

Quanto à vestimenta, não use roupas que não costuma utilizar, isso dará a você um ar de desconforto que pode vir a ser prejudicial na hora da entrevista. O ideal é não se vestir de forma desleixada nem tampouco formal demais.

As mulheres devem atentar-se para a intensidade da maquiagem, não é indicado utilizar maquiagem forte. Estudos indicam que mulheres com maquiagem leve têm mais chances de serem contratadas do que aquelas que utilizam muita ou nenhuma maquiagem. Isso se explica pelo fato de a maquiagem moderada sinalizar cuidados e moderação, duas características profissionais de suma importância.

2. Não minta

Para quem mentiu informações no currículo a entrevista pode se tornar ainda mais complicada. Mentir na entrevista é o mesmo que criar um problema profissional para si mesmo. Não há como iniciar um emprego novo com base em mentiras. Sustentar uma farsa será tão exaustivo quanto ineficaz, uma vez que cedo ou tarde será descoberta e os prejuízos profissionais decorrentes de uma farsa podem colocar em risco sua reputação profissional.

Portanto seja o mais sincero possível na sua entrevista de emprego. Assim fica mais fácil passar confiança ao empregador, o que aumenta suas chances de ser contratado. Desse modo você evita problemas caso venha a ser contratado e pode iniciar seu novo emprego em paz.

3. Termine suas falas com frases positivas

As empresas querem contratar funcionários com ampla perspectiva de futuro, pessoas que têm vontade de crescer e ter sucesso na vida profissional. Por esse motivo, tudo o que você diz e a forma como você diz será avaliado durante uma entrevista de emprego. Se o recrutador pedir que você associe frases ou imagens com algum sentimento, jamais faça associações a nada negativo, demonstre que você sabe ver o lado positivo das coisas.

Isso vale principalmente quando você pensar em se referir ao seu antigo emprego ou ex chefe, sobretudo para fazer uma crítica negativa. Isso mina as suas chances de ser aceito na empresa não só pela negatividade, mas por sair espalhando assuntos relacionados à empresa de forma negativa.

4. Situações embaraçosas

Entrevistas de emprego envolvem dinâmicas, muitas vezes em grupo, que nem sempre fazem sentido para o entrevistado. Ainda que não esteja entendendo o propósito da atividade, procure não ficar fazendo perguntas inconvenientes ao recrutador. Participe da atividade demonstrando disposição, atenção e bom entrosamento em grupo.

Muitas vezes as pessoas acham que as dinâmicas da reunião servem para demonstrar o espírito competitivo, quando a empresa está, na verdade, medindo sua capacidade de trabalhar em grupo. Afinal de contas, ninguém faz uma empresa sozinho.

5. Esteja preparado para todo tipo de pergunta

Além das dinâmicas de grupo, perguntas embaraçosas estão se tornando cada vez mais frequentes nas entrevistas de emprego. Perguntas aparentemente invasivas servem para quebrar o gelo e medir as capacidades de relação interpessoal do candidato à vaga ofertada.

Os temas das perguntas podem ser os mais variados, desde o que você costuma fazer quando está sozinho, se toma medicamentos controlados, histórico de doenças familiares até antecedentes criminais. Não é raro os empregadores consultam até mesmo os perfis de redes sociais dos candidatos.

6. Faça perguntas também

Pedir informações sobre o trabalho desempenhado na vaga de emprego em questão é super positivo para a imagem do candidato. Perguntas demonstram interesse, uma vez que as pessoas perguntam apenas o que querem saber. E querer saber mais sobre a função que você está se propondo a desempenhar mostra excitação e envolvimento com a atividade, o que é muitíssimo bom do ponto de vista profissional.

7. Seja você mesmo

Já dissemos que mentir para sustentar uma característica que você não possui não é positivo. Algumas pessoas, entretanto, mudam sua postura sem dar-se conta disso. É comum estarmos mais quietos, tensos e observadores em uma situação de avaliação como a entrevista de emprego. Contudo, procure reparar na sua linguagem corporal e cuidar da sua postura.

 Lembre-se que o empregador está avaliando a forma como você se apresenta ao mundo para saber a impressão que os clientes terão sobre você e se sua imagem interessa a empresa.

Gostou das nossas dicas sobre como agradar em uma seleção de emprego? Para saber mais sobre dicas para sua carreira, acompanhe nossas postagens diárias como as melhores dicas para você.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.