Com os fantasmas da crise e do desemprego voltando a rondar o país, muitos trabalhadores estão se vendo na obrigação de procurar novos trabalhos. Seja para complementar a renda ou para vencer o desemprego, um bom currículo é fundamental. Não obstante, embora pareça simples, escrever um bom currículo pode não ser uma tarefa fácil.
Diversas dúvidas são frequentes entre os profissionais na hora de fazer seu currículo. Tão importante quanto os itens que devem estar presentes é a lista de aspectos que não devem estar presentes. A lista de gafes possíveis é grande, então é mais simples seguir a risca os itens essenciais para compôr um currículo clean. No que se refere ao seu currículo pessoal, menos é mais. Ou seja, quanto mais básico melhor.
Arquivos e Formatos
É preciso ter o currículo em formatos variados de arquivos, como, por exemplo, uma versão impressa e outra digital. Entre as versões digitais existem outras variações possíveis. Você pode criar no formato Word, para quem usa Windows, ou Libreoffice, para quem utiliza Lixux. O formato PDF, entretanto, é o mais indicado, pois que e esse o formato de arquivo exigido pelas plataformas de emprego que atuam online.
É comum que haja espaço para fazer upload do currículo, mas geralmente esta pode ser feita apenas com o formato PDF. Apesar de ser mais difícil de editar, recomenda-se que uma cópia PDF do arquivo deve ser guardada em formato PDF quando esteja finalizada a edição do mesmo. Entretanto, antes é necessário estar seguro de que não haja erros.
Apresentação
O texto do currículo deve ser revisado diversas vezes para garantir que não há erros de ortografia e gramática ao longo do mesmo. Currículos com erros de português são frequentemente descartados, portanto capriche na escrita.
A formatação do arquivo também é muito importante. A apresentação do currículo do ponto de vista estético é tão importante quanto a boa aparência do funcionário para a empresa. Ter o cuidado de formatar o texto adequadamente depois de revisá-lo vai garantir uma imagem muito mais profissional para você.
Para finalizar as recomendações em relação a estética do documento, garanta que o mesmo seja grampeado com o devido cuidado e nunca entregue um currículo com clipes, muito menos colorido. Depois de tomar todos esses cuidados, claro que você não vai querer amassar as folhas do seu currículo impresso. Nesse caso uma pastinha dessas vendidas em qualquer papelaria pode garantir a segurança do documento, principalmente aquelas feitas de material plástico. Ah, e nada de manchas de qualquer tipo nas páginas, ok? Nem gotas de café e similares.
Dados e informações que devem estar presentes no currículo
O currículo deve ser básico para dar um ar de elegância. Um currículo objetivo, com as informações desejadas e que pode ser rapidamente entendido por quem está fazendo o recrutamento de funcionários é o que você deve ter mente. Nada de ficar falando sobre sua história de vida, por exemplo. Lembre-se que seu currículo não é um perfil do facebook.
As informações essenciais são: nome, estado civil, data de nascimento, sexo, naturalidade, nacionalidade, telefone, e-mail, endereço e uma foto recente. Além disso você pode colocar seu histórico de escolaridade, formação acadêmica e publicações. Informar sobre o histórico de experiências profissionais anteriores também é recomendável, além de especificar as línguas que entende, fala e/ou escreve e seu nível de domínio sobre elas.
Alguma informação além dessas listadas acima consiste em desperdício de tempo, espaço e energia, além de poder se tornar cansativo para quem está lendo as informações. Com a exceção de trabalhos voluntários, caso você haja realizado algum. Trabalhos voluntários demonstram que você é proativo, solidário e se importa com a coletividade.
Nada além disso é necessário ou recomendável. Muitas pessoas acreditam que devem encher seus currículos com o maior número de informações possíveis para parecerem relevantes, mas isso é um engano. A pessoa que estiver analisando seu currículo pode ficar confusa com a quantidade de informações e deixá-lo de lado. Portanto seja claro e objetivo, vá direto às informações que interessam à empresa.
O que não deve conter no seu currículo
Já foi dito que aquilo que não deve ser colocado no currículo é tão ou mais importantes do que as informações básicas necessárias que não podem faltar. Sim, porque de nada adianta colocar as informações relevantes para a empresa se elas estiverem escondidas no meio de diversas outras informações aleatórias que não têm importância para o empregador. A leitura vai se tornar cansativa e ele vai descartar seu currículo.
Informações como seu número de CPF, RG ou conta bancária não têm a menor importância para a empresa, afinal ela não está te contratando. Pelo menos por enquanto. No momento em que uma empresa chama você para trabalhar, essas informações se tornam necessárias. Antes disso, nem pensar. Procure manter as informações sempre atualizadas. Caso não se sinta seguro para escrever sozinho, peça ajuda a alguém ou contrate um redator para ajudá-lo. O esforço certamente valerá a pena.
Cuidado com o que posta nas redes sociais
Muito empregadores hoje em dia consultam as redes sociais dos candidatos para avaliar sua postura em público. Existem diversos casos de pessoas que foram despedidas por terem suas imagens vinculadas a posts inconvenientes nas redes ou por ser flagrado cometendo algum delito ou crime em uma foto ou vídeo divulgados na internet.
Hoje em dia, portanto, está muito mais simples para os empregadores avaliar a imagem dos candidatos na vida pública, por conta das redes sociais. Compartilhar conteúdos de mau gosto, ter posturas antiéticas ou reclamar do seu trabalho nos seus perfis podem levar você a perder o emprego. E diga-se de passagem, por puro merecimento.
A imagem do funcionário muitas vezes representa a imagem da empresa, por isso não pode estar relacionada a nenhum conteúdo que possa ser prejudicial para a imagem onde trabalha. Um exemplo clássico é a jovem do Rio Grande do Sul que foi filmada fazendo xingamentos racistas contra um atleta negro. O caso ganhou repercussão nacional, perdeu o emprego e deve ter tido muita dificuldade para encontra outro. A atitude criminosa da moça ficou ruim para o currículo.
0 Comentários