O autoconhecimento consiste em uma das eternas buscas da humanidade. Diversos registros históricos nos mostram que os homens já lidavam com as questões voltadas para as características do próprio ser desde sempre.

Na atualidade as pessoas vêm buscando novas formas de lidar com a velha questão do autoconhecimento. Enquanto alguns embarcam em jornadas solitárias em busca de revelações sobre o próprio ser, outros recorrem aos grupos de ajuda para ter uma imagem mais real de sua atuação no mundo.

Neste artigo procuramos reunir informações e dicas sobre os benefícios de conhecer a si próprio e os retornos que o processo de autoconhecimento podem proporcionar a você. Anote nossas dicas e dê início à sua jornada de autoconhecimento o quanto antes.

Conhecendo a si mesmo

Entre os diversos ensinamentos do filósofo Sócrates, a máxima “conheça-te a ti mesmo” eternizou-se como uma das mais significativas. Com isso o grande pensador da Grécia antiga dizia aos homens que a melhor forma de entender o mundo é conhecendo a si próprio.

O exercício da autopercepção é uma tarefa árdua e requer grande esforço por parte do indivíduo. A dor solitária de avaliar os frutos das próprias ações e perceber-se como responsável pelo próprio destino parece ser a tragédia do homem atual. E quando falo de homens me refiro aos humanos em geral, sem distinção de sexo.

Se na Grécia antiga de Sócrates as pessoas pouco pensavam sobre a própria individualidade e seguiam critérios sociais rígidos, hoje em dia as tradições estão dissolvidas e a individualidade foi evidenciada diante da enorme responsabilidade de sermos livres para decidir o próprio destino.

Tamanha responsabilidade sobre a própria sorte paralisa muitas pessoas, o que acaba levando muita gente à depressão nos dias atuais. Afinal de contas, era muito mais fácil seguir um destino estipulado pela sociedade do que escolher entre as milhares de possibilidades a serem vividas por livre vontade.

Os benefícios de conhecer a si próprio

Por mais que seja extremamente difícil, encarar os próprios sentimentos e conhecer a si próprio é a única forma de estar preparado para as exigências do mundo atual. Não é por acaso que a procura por análises e terapias cresce a cada ano.

O ser humano necessita de referências para decidir como agir no mundo e, se já não temos as tradições sociais no obrigando a seguir determinado destino, precisamos de outras referências para poder seguir o caminho. Nesse caso a referência deve ser os próprios sentimentos.

O lado bom é que a humanidade rompeu e continua a romper com as obrigações sociais que durante milênios causaram sofrimento ao impor uma forma de vida engessada onde não havia espaço para as características individuais.

A parte difícil fica por conta do risco de fracasso que é muito mais difícil de ser encarado quando não é imposto por uma pessoa ou situação injusta, mas como responsabilidade do indivíduo sobre o próprio destino.

O caminho do autoconhecimento é o caminho escolhido pelos grandes mestres e filósofos, pois que é o mais engrandecedor. A possibilidade de desenvolver as habilidades individuais, seus gostos e peculiaridades é uma dádiva para todo ser vivo.

Quando vista com angústia, entretanto, essa tarefa de decidir o rumo dos próprios passos pode ser uma responsabilidade demasiado pesada para pessoas que não creem em si mesmas. O primeiro passo para confiar em qualquer ser, incluindo a nós mesmo, é o exercício de olhar para si mesmo e se perceber como ser atuante e capaz de transformar a realidade a sua volta.

Em seguida é necessário criar uma intimidade consigo próprio, a fim de desenvolver a confiança suficiente em si mesmo para confiar seu destino nas mãos da própria responsabilidade.

O autoconhecimento é a reta final da longa jornada que a humanidade vem enfrentando na busca pela conquista do direito de cada indivíduo viver em liberdade de acordo com os próprios valores, desde que estes não atinjam a integridade de outros homens.

Conclusão

Conhecer a si mesmo exige coragem e persistência. Nem sempre é fácil encarar os próprios erros e limitações. Isso porque a autocritica é muitas vezes dolorosa e exige que lidemos com aspectos sombrios da nossas própria consciência.

Muito mais confortável é tapar os olhos e afastar-se dos espelhos sociais que estão à nossa volta o tempo todo. Isso, porém, seria o mesmo que isolar-se do restante da humanidade e abrir mão da possibilidade de aperfeiçoar  o próprio ser.

O processo de autoconhecimento, seja no plano psicológico, espiritual ou qualquer outro aspecto, por mais árduos que possam ser, são também capazes de dissolver diversas angústias e frustrações relacionadas à existência do indivíduo e sua experiência singular no universo.

Gostou das nossas dicas sobre autoconhecimento? Deixe seu comentário. Curta e compartilhe à vontade nosso conteúdo. Para saber mais sobre autoconhecimento e outros temas motivacionais, confira artigos relacionados aqui no site. Acompanhe nossas postagens com as melhores dicas de desenvolvimento pessoal para você.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.