Já parou para pensar qual o emprego dos seus sonho? Quando falamos em emprego dos sonhos, entretanto, estamos falando de trabalho sério e constante como todos. Pessoas que sonham com um emprego em que não precisam fazer nada para ganhar muito dinheiro vão continuar na expectativa
Mas aqui entre nós, qual e como seria o emprego dos seus sonhos? O trabalho que você faria com felicidade ainda que não fosse pago para fazer. Esse é o emprego dos sonhos. Há quem encontre o emprego dos sonhos ajudando a curar a dor de estranhos, fazendo reportagens, escrevendo, fazendo música etc. Portanto, quanto dizemos “emprego dos sonhos” é a isso que nos referimos: a atividade que você faria ainda que não fosse pago para isso.
1. Conheça seus desejos e potenciais
Para descobrir sua aptidão, entretanto, é necessário viver experiências em diversas áreas, a não ser para aqueles que já sabem o que querem. Uma pequena parcela da humanidade já cresce sabendo o que quer fazer da vida, mas essa não é a regra. A grande maioria das pessoas, entretanto, depara-se em algum momento da vida com a dúvida sobre suas verdadeiras aptidões profissionais, sobretudo no início de suas carreiras.
Conhecer a si mesmo, seus desejos e potencialidades é a melhor forma de chegar ao emprego ideal para a sua pessoa. Uma pessoa que faz seu trabalho com alegria raramente tem problemas no emprego.
Paradoxalmente, é preciso não ter problemas no emprego para poder trabalhar alegre. O mais adequado, portanto, é escolher trabalhar onde não haja problemas para que você possa trabalhar com alegria e evitar problemas no seu ambiente de trabalho.
2. Não coloque o dinheiro em primeiro lugar
Dificilmente algum empregador pagará um salário alto para um funcionário cujo trabalho não é de suma importância. Quem pretende encher os bolsos, tem de estar preparado para trabalhar de sol a sol. Não tem alternativa, a menos que o sujeito tenha nascido rico. Mas será que o stress de determinados cargos compensam os altos salários oferecidos?
Muitas vezes as pessoas idealizam um determinado emprego tendo em mente apenas as vantagens de exercer a profissão e esquecem de prestar atenção na rotina de vida que esse tipo de profissional leva.
Com altos cargos vêm altas responsabilidades, isso também é regra. Portanto, antes de candidatar-se a uma vaga, sobretudo se tiver reais chances de ser admitido pense com calma sobre a rotina diária dos profissionais desse ramo e reflita sobre a possibilidade de ser feliz no cargo.
3. Apresentação é tudo
Após decidir a área onde deseja atuar é preciso traçar estratégias para conquistar sua vaga no ramo. Para aqueles que realizam cursos e especializações a contratação pode chegar antes. O primeiro contato que você terá com o empregador será através do currículo, portanto é preciso caprichar na hora de montar o seu.
Para início de conversa você precisa saber tanto os dados que é necessário colocar no currículo quanto as informações que não interessam ao empregador e podem até ser prejudiciais a sua contratação. Em hipótese alguma pode haver erros de português no seu currículo e muito menos promoções de si mesmo.
Não esqueça que o seu currículo profissional não é perfil de rede social para você ficar falando das suas qualidades enquanto pessoa. Seja breve, objetivo e insira somente as informações estritamente necessárias no seu currículo. Não faça referências a seu ex chefe ou antiga empresa, sobretudo se for para falar mal. O empregador ficará com a impressão de que você pode fazer o mesmo com ele.
Outras informações que não interessa colocar no seu currículo profissional dizem respeito aos seus documentos e contas bancárias. Esses dados somente serão necessário caso seu currículo seja aceito e você passar na entrevista para ocupar o cargo. Antes disso é inútil e até de mal gosto citar esse tipo de informação.
O que deve estar presente em seu currículo é:
- Nome completo;
- data de nascimento;
- estado civil;
- nacionalidade;
- naturalidade;
- número de filhos;
- sexo;
- grau de escolaridade;
- tempo de experiência na área;
- trabalhos voluntários;
- foto 3×4 recente e apresentável;
- endereço
- telefone de contato.
Qualquer informação além dessas é irrelevante para o contratante, por isso filtre suas experiências profissionais antes de colocá-las em seu currículo. Não adianta ter experiência em vender livros se você estiver buscando uma vaga na área de TI. Quanto mais básico for o seu currículo e a aparência estética do mesmo, melhor.
A apresentação pessoal é ainda mais importante. Existe um ditado que diz “a primeira impressão é a que fica” e ele serve perfeitamente nesse caso. Evite os extremos: nada de ir totalmente à vontade, nem aparecer muito engomadinho. Procure vestir-se de uma forma elegante mas sem formalidades.
4. Agarre-se às oportunidades com unhas e dentes
Uma vez conquistada sua vaga na empresa desejada, não a perca de maneira alguma. Seus esforços devem centrar-se sempre em manter seu trabalho realizando-o com alegria, lembra? Haverão momentos difíceis como existem em qualquer profissão, com certeza. Mas isso não quer dizer que você seria mais feliz em outro emprego.
Uma das maiores riquezas que uma pessoa pode ter na vida é trabalhar com aquilo que gosta. Claro que o trabalho não pode vir antes dos outros aspectos da vida, como a saúde e a convivência com pessoas queridas. Mas ter a alegria de poder sustentar-se fazendo algo que se ama é uma benção na vida de qualquer ser humano.
0 Comentários